Melhor feito que perfeito: pare de procrastinar e seja mais feliz

procrastinar faz mal a saúde

Melhor feito que perfeito: pare de procrastinar e seja mais feliz

Seja você dona do seu próprio negócio, free-lancer ou trabalhe em uma empresa, procrastinar é algo muito prejudicial à sua carreira.

Quando não se tem um chefe ou ninguém te cobrando resultados, é fácil cair na armadilha da procrastinação, o que não significa que quem trabalha em uma equipe esteja livre da tentadora mania de deixar as coisas para depois. Para seu negócio, isso pode significar não atingir todo o potencial, demorar para crescer ou até mesmo ter que fechar as portas. Profissionalmente, adiar as atividades importantes pode resultar em marcas negativas na sua reputação, perda de moral com a equipe e até mesmo uma demissão. Pessoalmente, pode te levar a perder a ambição de atingir suas metas, desistir dos seus sonhos ou até mesmo prejudicar sua saúde.

Falar que não pode fazer é fácil, né? Mas como vencer a procrastinação e conseguir fazer o que precisa ser feito?

 

O que é procrastinar?

Primeiro, vamos entender melhor o significado de procrastinar e de onde vem essa vontade de deixar as coisas para depois. Procrastinar é diferente de ter preguiça. Quem procrastina geralmente ignora tarefas que não são prazerosas em favor de outras mais fáceis ou divertidas.

Muita gente procrastina por medo de não conseguir atingir os resultados esperados ou por ficar esperando as condições perfeitas para executar determinada tarefa: o lugar mais adequado, o melhor equipamento, o tempo disponível, ou qualquer outra coisa, e fica esperando que tudo magicamente se torne o ideal.

 

Como sei se estou procrastinando?

Algumas atitudes indicam que você está agindo como uma procrastinadora:

  • você preenche seu dia com tarefas de baixa prioridade;
  • deixa itens na sua lista de tarefas por muito tempo, mesmo que eles sejam importantes;
  • lê emails várias vezes sem tomar uma decisão sobre o que fazer com eles;
  • começa uma tarefa importante e sai pra tomar café sem terminar;
  • preenche seu tempo com tarefas bobas que outras pessoas te pedem pra fazer em vez de focar nas coisas importantes que já estão na sua lista;
  • fica esperando estar "no clima" ou chegar a "hora certa" para lidar com uma tarefa.

Mas cuidado: para algumas pessoas procrastinar é mais do que um hábito ruim e pode ser um sinal de alguma doença mais grave, como déficit de atenção e hiperatividade, transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade ou depressão. A procrastinação também pode causar stress e levar a doenças. Por isso, se você sente que sofre de procrastinação crônica, procure um profissional capacitado, como um psicólogo ou psiquiatra, para tratar o problema.

 

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Como evitar a procrastinação

Se o seu caso não é tão sério, algumas técnicas podem ajudar a evitar a procrastinação. Confira nossas dicas:

  • Divida o trabalho em tarefas menores. Uma das coisas que nos leva a procrastinar é achar que o trabalho é demais pra nós. Quebrá-lo em partes menores e depois dividir as tarefas menores em partes menores ainda faz com que tenhamos que lidar com tarefas tão simples que nos fazem pensar que não tem porque deixá-las pra depois.
  • Crie um cronograma detalhado com prazos específicos. Ter um único prazo para um trabalho é um convite para procrastinar, porque faz parecer que ainda temos tempo. Então, ficamos jogando tudo pra depois, até ser tarde demais.
  • Depois de quebrar seu projeto em partes menores, especifique prazos para cada uma delas. Coloque metas mensais, semanais e listas de afazeres diários e se mantenha em dia com elas.
  • Faça o quanto antes as tarefas que são menos prazerosas ou mais chatas de serem concluídas. Isso faz com que no resto do dia você possa se concentrar nas coisas mais legais.
  • Minimize as distrações. Desligue notificações automáticas de email e se livre de coisas que possam tirar sua atenção, como redes sociais e televisão. Isso não significa que você tem que desativar suas contas, pois lidar com a procrastinação tem mais a ver com ter consciência dos seus atos do que com ter que se isolar do mundo para não receber interferências. Mas se você acha que é necessário, vá em frente.
  • Lide com as tarefas assim que elas aparecerem em vez de deixá-las se acumularem para fazer depois.
  • Simplesmente faça! No final das contas, o que importa é tomar a iniciativa. Você pode planejar, criar estratégias e teorias, mas se não fizer nada, nada vai acontecer.

 

Ferramentas que podem te ajudar

Alguns sites e aplicativos podem auxiliar quem quer se livrar da procrastinação. Confira:

Outra dica para evitar procrastinação é estabelecer objetivos de longo prazo e se planejar no dia a dia sabendo que cada tarefa é um passo a mais para atingí-los. Para aprender como fazer isso, assista ao curso on-line da Ana Paula Passarelli aqui na Atena Haus e comece a ser mais produtiva!