Livro: O Poder do Hábito

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Livro: O Poder do Hábito

Nesse livro, o jornalista Charles Duhigg nos ensina que os hábitos são a forma como nosso cérebro executa algumas tarefas cotidianas no piloto automático para poupar energia e garantir nossa sobrevivência.

Segundo ele, assumir novos hábitos não é uma tarefa fácil, no entanto, é possível transformar e substituir hábitos já adquiridos. Para isso, é necessário entender como os hábitos funcionam. Duhigg explica que eles são compostos por uma sequência de acontecimentos: a deixa, a rotina e a recompensa.

A deixa é o estímulo que indica ao cérebro que deve começar a trabalhar no automático e colocar o hábito em prática. Pode ser, por exemplo, o som do despertador de manhã indicando a hora de levantar, o tênis ao lado da cama dando o sinal para ir para a academia ou o cheiro do café no escritório, despertando a vontade de fumar um cigarro..

A rotina é a ação propriamente dita e a recompensa é o que faz o cérebro gravar a sequência para executar novamente no futuro.

O autor diz que “Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.” Ele ensina que uma maneira de se fazer isso é identificar a rotina que se quer mudar, separar a deixa e criar um plano para alterar a rotina, mas obter a mesma recompensa.
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